A alimentação dos filhotes com poucos dias ou semanas de vida deve ser efetuado com cuidado e critérios. Atualmente existem, no mercado, diversos alimentos destinados à alimentação de filhotes de aves. Marcas como Alcon e Lavizoo que têm colocado à disposição do criador alimentos que atendem a este fim. Se possível devemos procurar alimentos voltados a psitacídeos, caso das Calopsitas. Junto com as embalagens segue também a forma de preparo dos mesmos. Visto de regra o alimento - em pó - deve ser dissolvido em água morna e servido aos filhotes. Embora filhotes possam aceitar alimentos frios observa-se uma aceitação maior quando a alimentação se dá morna. Os filhotes podem, inicialmente, não aceitar de bom grado este tipo de alimento. Devemos, entretanto, insistir para garantir a vida da ave. Alguns criadores se utilizam seringas. Atualmente utilizamos seringa de 5 ml ou 10 ml e uma sonda cortada de pelo menos 3 cm. Enchem-na de alimento e colocam dentro do bico da ave. A Cockatiel Society aconselha que os filhotes sejam primeiramente aquecidos e colocados sobre uma superfície devidamente 'acolchoada' por panos de forma que o filhote possa sentir o mínimo possível de frio.
Com o filhote de frente para você e a seringa na mão direita, entre com a seringa pelo lado direito do bico do filhote, diagonalmente, cerca de 40° em direção ao lado esquerda (onde fica a entrada do papo). Quando a seringa entrar no bico pressione lentamente para que o filhote reconheça a 'papinha'. Quando ele sentir e começar a pedir vá apertando a seringa levemente de forma a não encher totalmente seu bico de papinha e nem que aspire o ar, podendo engasgar. E desta forma vá alimentando o filhote.
Alguns criadores aconselham a alimentação através de colheres (tipo sobremesa) . Se possível 'entortadas' nas bordas de forma a criar um pequeno 'funil'. Pegamos o alimento e damos diretamente no bico da ave. Elas aceitam o alimento normalmente.
Outros criadores pegam pedaços de madeira ou plásticos bem finos, colocam o alimento neles e, a seguir, no bico dos filhotes. Independentemente do método devemos sempre nos lembrar da delicadeza dos filhotes e procurar sempre tomar o maior cuidado possível.
Sempre após a alimentação dos filhotes temos que proceder à limpeza dos mesmos, sobretudo nos bicos. Caso as penas fiquem sujas devemos umedecer um pano limpo em água morna e, delicadamente, proceder à limpeza da ave. O mesmo vale para o bico. A sujeira nos bicos pode favorecer a criação de fungos, prejudicando a ave. Pode-se utilizar uma haste de plástico com algodão na ponta ('cotonete'), umedecê-lo em água morna e proceder à limpeza do bico.
Devemos proceder à alimentação dos filhotes sempre que eles estiverem com aproximadamente 10% do papo vazio. Abaixo segue tabela para auxiliar no controle da alimentação dos filhotes. Devemos atentar que muitos filhotes, mesmo com o papo cheio, ficam ainda pedindo mais alimento e nessa hora devemos deixá-los acomodados em seu lugar para ele parar com o choro.
Para a alimentação dos filhotes podemos seguir estas recomendações abaixo:
Os filhotes deverão ter duas semanas de vida, no mínimo. Se você fizer antes, o pássaro provavelmente não sobreviverá.
Lembre-se: este procedimento somente é aconselhável se estritamente necessário. Criadores comprovam que aves alimentadas normalmente pelos pais têm uma melhor saúde e uma maior longevidade ou se o mesmo for criado em condições muito próximas do ambiente normal dos pais.
Prepare a mistura seguindo estritamente as instruções na embalagem do produto. Esta mistura pode ser encontrada em casas especializadas. O filhote pode ser alimentado com uma colher ou seringa normal (fica ao critério do criador)
Não fique surpreso com os sons que os filhotes emitem durante a alimentação.
Horários para alimentação dos filhotes:
3 Semanas - 07:00 / 11:00 / 15:00 /19:00 / 23:00.
4 Semanas - 07:00 / 12:30 / 17:30 / 21:00 / 22:30.
5 Semanas - 07:00 / 15:00 / 22:00.
6 a 7 Semanas - 07:00 / 22:00.
8 Semanas – 22:00.
O filhote provavelmente estará independente por volta de 10 a 12 semanas. Daí ele estará “desmamado”. A partir deste ponto prosseguir com a alimentação normal de calopsitas.
A partir de um mês e meio de vida (6 semanas ) deixe um pouco de ração na gaiola. O filhote irá aos poucos provando e paulatinamente mudando da papinha para sementes. Ao ver os pais comendo ou o criador oferecendo o alimento, serão assim desta forma estimulados a começar a comer as sementes. Da mesma forma começarão a provar outros alimentos como o milho verde. A partir do segundo para o terceiro mês podemos começar a fornecer apenas os alimentos normais. Um filhote saudável irá efetuar sozinha a transição. Não esqueça de ficar sempre observando o filhote e seu desenvolvimento. Verifique se está se alimentando de forma normal, se está comendo bem, se está sempre curioso com as coisas à sua volta. Uma ave demasiado quieta não é normal. Embora filhotes costumem dormir mais do que adultos devemos estar sempre atentos. Uma ave muito quieta pode ser sinal de algum problema maior, talvez mesmo necessitando a intervenção de um (a) veterinário (a).
Outras informações importantes :
1) Não reaproveite/guarde sobras da papinha pronta, ou faça grande quantidade para ser armazenada na geladeira e ser utilizada aos poucos, você deve fazer sempre uma papinha nova a cada vez que for dar à ave.
2) Lavar colher/seringa a cada vez que for alimentar sua ave.
3) A papinha não pode ser dada fria (papinha demasiadamente quente pode levar a ave à morte).
4) Não esquentar a papinha no microondas.
Estes procedimentos visam a afastar possíveis infecções no papo por fungos e, consequentemente, evitar que o alimento fique estagnado no papo, podendo ocasionar até a morte da ave.
Excesso de papinha em volta do bico e nas penas devem ser removidas após o término da alimentação, com água morna.
Ave alimentada no bico passa a comer sozinha mais tardiamente (aproximadamente 80 dias), em comparação a uma ave alimentada pelos pais (55/60 dias). A fim de estimular o filhote a comer sementes e rações, deixe na gaiola potes de sementes (sem girassol, no início, por ser uma semente mais dura) e água a partir dos 45/50 dias de vida, mesmo que a ave não se interesse em provar no início. Ao mesmo tempo, vá diminuindo a quantidade de papinha aos poucos, tendo sempre certeza de que a ave está sendo bem alimentada e não está com fome.
Além dos cuidados com a alimentação, o filhote precisa ser mantido aquecido, já que até seus 30 dias de vida, não consegue manter auto controle de sua temperatura corporal.
0 comentários:
Postar um comentário